Como traduzir textos usando o ChatGPT | Guia Prático


Além de responder perguntas sobre diversos assuntos e ajudar em tarefas do dia a dia, há como traduzir no ChatGPT usando diferentes abordagens e recursos de conversação. Não somente em texto, mas você também pode usar sua própria voz para solicitar respostas — o que torna essa capacidade da IA ainda mais versátil.

Como usar o ChatGPT como tradutor

Para traduzir textos ou até como conversas por áudio no ChatGPT, siga os tutoriais abaixo e aprenda todos os métodos disponíveis.

Continua após a publicidade

Por texto

O jeito mais simples e direto de traduzir um texto no ChatGPT é abrindo a caixa de textos e perguntando o que você deseja conferir convertido em outro idioma. Faça o seguinte:

  1. Na tela inicial, selecione a caixa de texto;
  2. Solicite o que você gostaria que a IA traduzisse;
  3. Toque no botão de envio e aguarde a resposta.

Continua após a publicidade

Por voz

É possível traduzir textos no ChatGPT usando a própria voz no melhor estilo áudio do WhatsApp. Vale avisar, no entanto, que esse recurso está disponível somente para o aplicativo de Android e iOS.

Veja como converter o idioma de textos nesse esquema:

  1. Na tela inicial, selecione o botão de frequência sonora;
  2. Solicite o que você quer que a IA traduza;
  3. Toque em “Stop” e no botão de envio para receber a resposta.

Continua após a publicidade

Por diálogo

Outra função que permite traduzir textos usando o ChatGPT é entrando no modo diálogo, no qual você conversa com a IA como se ela fosse uma pessoa de verdade. Inclusive, esse modo é uma boa pedida para quem deseja praticar um idioma batendo papo com o chatbot.

O recurso em questão do ChatGPT detecta o idioma de forma automática e é acessível somente nos apps para Android e iOS, podendo ser usado da seguinte forma:

Continua após a publicidade

  1. Na tela inicial, toque no ícone de fone de ouvido;
  2. Toque em “Choose voice” e escolha a voz desejada;
  3. Faça a pergunta desejada e toque na parte preta para enviá-la.

No final, você ainda pode conferir toda a sua conversa de forma escrita em uma tela que apresenta o histórico do bate-papo. Assim também é possível conferir a tradução textual do conteúdo abordado.

Dicas para traduzir usando o ChatGPT

Continua após a publicidade

É claro que não existe uma abordagem única e o ChatGPT é capaz de traduzir textos de diversas formas. Para você não ficar perdido na hora de consultar a IA, procure fazer o seguinte:

  • Seja claro na sua solicitação e vá direto ao ponto;
  • Especifique o idioma para o qual deseja traduzir o seu texto;
  • Se precisar, forneça um contexto para situar melhor a IA sobre o que ela deve traduzir para você, como se você estivesse pedindo para um tradutor em pessoa;
  • Se houver mais de um idioma, especifique isso e peça para que a plataforma organize a tradução para melhor compreensão;
  • Caso a tradução não esteja do seu agrado, peça para o ChatGPT reformular o texto e oferecer respostas alternativas;
  • Se atente ao uso de gírias e termos muito incomuns que possam gerar confusão no chatbot;
  • Cuidado com a quantidade de informações fornecidas, pois é recomendável usar frases curtas ou médias para que a tradução não fique “quebrada” demais.

Além das dicas acima, você mesmo pode questionar o chatbot e pedir sugestões de como elaborar suas solicitações de forma mais otimizada para obter resultados mais precisos e satisfatórios.

Outras características

Continua após a publicidade

O ChatGPT conta com algumas particularidades e regras quando o assunto é traduzir texto. Veja abaixo o que é bom você saber antes de fazer sua solicitação à IA genetativa:

  • Você pode inserir textos para tradução no ChatGPT, mas a IA não aceita upload de arquivos;
  • Não há um limite máximo em relação ao tamanho do texto, mas quanto maior for o número de caracteres na solicitação, mais “truncado” pode ser o resultado. Inclusive, a IA pode acabar dividindo a resposta a fim de organizá-la;
  • O tempo para cada tradução pode variar com o tamanho do texto fornecido: quanto maior e mais complexo for o pedido, mais tempo pode levar até a entrega do resultado;
  • Não se sabe ao certo quantos idiomas o ChatGPT é capaz de traduzir, mas a IA é capaz de converter qualquer conteúdo para as principais línguas, como português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, chinês, japonês, coreano e russo.

ChatGPT X Google Tradutor

Continua após a publicidade

Em comparação ao Google Tradutor, o ChatGPT possui um modelo de linguagem mais amplo, capaz de realizar uma série de tarefas para além da tradução — enquanto o Google Tradutor é especializado exatamente nessa função.

Sendo mais específico no último, o Google Tradutor possui um método praticamente único de ouvir a pronúncia de uma palavra em diversos idiomas e acaba oferecendo uma interface mais amigável para a tarefa, já que é dedicado à tradução — além de também permitir entradas em texto e em áudio.

Nesse caso, vale a pena você comparar as plataformas e aprender como funciona o Google Tradutor e como inserir textos, links e fotos para que a plataforma realize a conversão de idiomas.



Source link

Leave a Comment