Concessionária começa obras da Ponte Salvador-Itaparica


Perfuração de solo para instalação de pilares de sustentação da estrutura foi realizada nesta 4ª feira (31.jan.2024)

A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica começou nesta 4ª feira (31.jan.2024) as obras para construção da ponte que ligará a capital baiana à ilha de Itaparica (BA). A 1ª etapa consistiu na perfuração do solo para instalação dos pilares em terra do empreendimento.

Na etapa, uma máquina é usada para coletar amostras do terreno no local exato onde estarão as colunas de sustentação. As amostras de solo serão enviadas para laboratório para serem feitas as análises detalhadas do material coletado. A sondagem fará duas perfurações no município de Vera Cruz, em Itaparica, e uma outra em Salvador.

Depois da sondagem em terra, será feito o mesmo processo no mar. Essa etapa deve ser iniciada em março deste ano e serão usadas plataformas nas áreas da baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, aquelas com até 10 metros de profundidade.

Em seguida, começarão as sondagens em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água. Nessa fase a concessionária usará navios de grande porte que estarão acoplados com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.

A finalização de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.





Source link

Leave a Comment