Filme de Leandro Hassum desbanca Rebel Moon e lidera Top 10 da Netflix


A principal aposta de fim de ano da Netflix não conseguiu parar o fenômeno Leandro Hassum. O filme nacional Meu Cunhado é um Vampiro desbancou Rebel Moon: Parte 1 – A Menina do Fogo e se tornou o filme mais assistido do streaming nesta última semana de 2023, mostrando que o brasileiro não quer saber de câmera lenta, mas daquele bom e velho humor besteirol.

A notícia foi comemorada pelo próprio Hassum em suas redes sociais, que celebrou o sucesso de seu mais novo longa-metragem. Também pudera, já que o filme chegou ao topo nacional quase sem nenhum marketing da plataforma, enquanto a nova investida do diretor Zack Snyder conta com uma divulgação bastante pesada já há alguns meses, com direito ao cineasta vindo à CCXP fazer churrasco com influenciadores.

Continua após a publicidade

A Netflix não divulgou os números de visualizações ou horas assistidas, o que impede ter uma noção mais clara do cenário completo envolvendo os dois filmes. Contudo, alguns dados já mostram que, apesar de todo o esforço da plataforma de alavancar o interesse em Rebel Moon, a verdade é que o público brasileiro não abraçou a ficção-científica com tanta força assim.

De acordo com informações da própria plataforma, Rebel Moon foi o segundo filme mais visto no Brasil em sua semana de estreia. Entre os dias 18 e 24 de dezembro, o longa ficou atrás de A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets. E, ao que tudo indica, a semana seguinte acabou sendo dominada mesmo por Meu Cunhado é um Vampiro, que chegou ao streaming no dia 24, dois dias apenas A Menina do Fogo.

O que explica o sucesso de Meu Cunhado é um Vampiro?

Continua após a publicidade

Mesmo sem números mais precisos por parte da Netflix, é possível tirar algumas conclusões sobre essa liderança conquistada por Meu Cunhado é um Vampiro. O novo filme de Leandro Hassum chega ao serviço em uma época bastante propícia para essas tramas mais leves e divertidas, entre o Natal e o Ano Novo, quando boa parte das famílias estão reunidas e querendo ver algo leve e descompromissado.

Por isso mesmo, pesa muito a favor do filme brasileiro o histórico de seu protagonista. Hassum tem uma filmografia bem conhecida de produções que se encaixam exatamente nessa proposta: comédias leves e até bombinhas, mas perfeitas para serem vistas por toda a família em um domingo à tarde, por exemplo. É algo tão familiar para o público que o sucesso não deveria ser uma surpresa.

Aliás, o simples fato de A Fuga das Galinhas ter liderado o ranking na semana anterior confirma essa interpretação, já que é uma animação que funciona para crianças e adultos, ou seja, que tem esse apelo perfeito para a época em que todo mundo está junto em casa.

Continua após a publicidade

Meu Cunhado é um Vampiro conta a história de um ex-jogador de futebol e comentarista esportivo que se vê surpreendido com a chegada do cunhado em sua casa. O problema é que o irmão da esposa não é só folgado e preguiçoso, mas um verdadeiro sugador de sangue no sentido mais literal da expressão.

Por outro lado, Rebel Moon já é o tipo de filme que demanda um pouco mais do espectador e que, no fim do dia, acaba tendo um número menor de visualizações. Além disso, todas as críticas negativas que o longa vem recebendo também pesa contra a tentativa de Snyder de emplacar seu Star Wars.

Na trama, um império do mal domina a galáxia com tirania e mão de ferro, forçando com que uma ex-soldada em um planeta distante reúna outros rebeldes para encarar essa ameaça, salvando o universo de uma vez por todas.



Source link

Leave a Comment