WhatsApp terá buscas por nome de usuário também na web


O WhatsApp desenvolve uma opção de busca por nome de usuário para a versão web do app. A função, ainda em desenvolvimento, deve aumentar a possibilidade de contato entre as pessoas para além do número de telefone, único recurso usado hoje para isso.

Seria uma expansão de uma novidade em desenvolvimento desde maio. Foi no primeiro semestre que o WhatsApp experimentou pela primeira vez trabalhar com nomes de usuário, aos moldes do que acontece no Telegram, por exemplo. O recurso ainda não chegou, mas também deve chegar ao Android, o que pode indicar uma liberação futura em todas as plataformas em que o mensageiro está disponível.

A busca deve funcionar tanto para contas pessoais quanto comerciais para permitir que o usuário localize amigos e familiares, mas também lojas e outros serviços que atendam pelo WhatsApp. O texto no campo de busca indica que não somente o login poderá ser usado, mas também o nome cadastrado na plataforma, além, é claro, do telefone.

Continua após a publicidade

Hoje, não há opção de busca disponível no WhatsApp, com os usuários dependendo de recursos externos para localizar os contatos. De acordo com o site WABetaInfo, responsável por revelar o novo recurso, indícios de seu desenvolvimento foram localizados entre os códigos da versão Android do mensageiro, mas também aparecerem em sua edição web, indicando que este será um recurso disponível em todas as plataformas.

Olho na privacidade

A introdução do recurso é uma faca de dois gumes. Ao permitir a conexão apenas com número de telefone, o WhatsApp tenta garantir que somente pessoas para quem se dá o contato possam mandar mensagens pelo app; porém, em uma busca por nome de usuário, qualquer um poderia fazer isso, inclusive indivíduos indesejados.

Continua após a publicidade

Por outro lado, há um caráter de privacidade na utilização de nomes nos perfis, já que isso faz com que passar o telefone não seja mais necessário. Além disso, os negócios ganhariam vantagem, já que bastaria pesquisar pelo próprio estabelecimento para entrar em contato, sem a necessidade de buscar números em sites ou perfis oficiais nas redes sociais.

Por enquanto, porém, nada de previsão para os nomes de usuário e, nesse caso, as buscas. Como dito, o recurso está há meses em desenvolvimento e opera uma mudança considerável no funcionamento do WhatsApp, que nem mesmo falou oficialmente sobre essa possibilidade.

Fonte: WABetaInfo



Source link

Leave a Comment