Google Chrome recebe nova isenção de responsabilidade no modo de navegação anônima


O Google enfrenta há anos um processo judicial em relação ao modo de navegação anônima do Chrome. Recentemente, foi revelado que o Google resolverá o processo e agora o navegador Chrome está preparando uma isenção de responsabilidade revisada como resultado.

O modo de navegação anônima do Google Chrome funciona como qualquer outro modo de navegação privada em navegadores modernos. Quando ativado, o navegador não salva mais nenhuma informação em sua máquina local e limpa qualquer histórico de navegação ou dados de rastreamento no momento em que você o fecha.

No entanto, para alguns, o modo foi interpretado como uma forma de navegar na web sem deixar rastros, seja na sua máquina local ou nos sites que você visitou. O Chrome deixa bem claro que esse não é o caso toda vez que você abre uma nova janela anônima, dizendo em parte:

Agora você pode navegar com privacidade e outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade. No entanto, downloads, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos. Saber mais

Além disso, o navegador também descreve os dados que não serão salvos, bem como quem poderá ver os dados de suas atividades de navegação, incluindo “sites que você visita, seu empregador ou escola e seu provedor de serviços de Internet”.

No entanto, uma ação movida em 2020 alegou que isso era enganoso, especialmente porque o Google não deixou claro que os próprios sites do Google podem e ainda rastrearão usuários que têm o modo de navegação anônima ativado.

O processo pedia indenização de cerca de US$ 5 bilhões (cerca de R$ 24,6 bi), mas o Google concordou em resolver o caso sob termos ainda não divulgados. Para evitar problemas semelhantes no futuro, parece que a empresa está trabalhando em um novo aviso de isenção de responsabilidade na página anônima do Chrome.

A mudança foi detectada na versão mais recente do Chrome Canary por MSPowerUser (Via: 9to5Google) e agora diz:

Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, então você poderá navegar com mais privacidade. Isso não mudará a forma como os dados são coletados pelos sites que você visita e pelos serviços que eles usam, incluindo o Google. Downloads, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos. Saber mais

A linha específica de “incluindo o Google” aparentemente resolveria a questão principal do processo. Os marcadores a seguir permanecem inalterados.

google-chrome-recebe-nova-isencao-de-responsabilidade-no-modo-de-navegacao-anonima

Google recalcula rota sempre

Esta não é a primeira vez que o Google brinca com a revisão desta página. Em 2021, a empresa testou uma reformulação mais drástica que definia “O que o modo anônimo faz” e “O que o modo anônimo não faz”, mas que acabou nunca sendo implementado para os usuários.

A principal diferença desta vez é que esta isenção de responsabilidade atualizada está amplamente disponível no Chrome Canary e ativada por padrão em aplicativos para desktop e dispositivos móveis. Isso implica fortemente que veremos isso na versão estável do Chrome em breve.



Source link

Leave a Comment