Macron diz que pedirá à Rússia cessar-fogo nas Olimpíadas


Paris vai sediar os Jogos Olímpicos de julho a agosto deste ano; COI suspendeu o Comitê Olímpico Russo

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que será solicitado à Rússia um cessar-fogo durante os Jogos Olímpicos de Paris, que serão realizados de julho a agosto deste ano. O líder francês deu a declaração em entrevista publicada neste domingo (17.mar.2024) pelo canal ucraniano TCH. 

Macron afirmou que, como país anfitrião, cabe à França seguir “o movimento olímpico”, com “uma mensagem de paz”. Com relação à participação da Rússia ou de atletas do país, o presidente francês disse que será seguido o que o COI (Comitê Olímpico Internacional) decidir. 

O COI anunciou em outubro do ano passado a suspensão do Comitê Olímpico Russo. A medida interrompe o financiamento da organização olímpica ao país. A decisão foi tomada depois de o governo russo integrar ao próprio comitê diversas entidades esportivas de províncias ucranianas do leste do país ocupadas pelo Kremlin.

Apesar de bloquear o investimento à representação russa, a medida não impede a participação de atletas do país nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, como esportistas independentes. Segundo o COI, essa pauta deverá ser discutida “no momento apropriado”.

Desde a invasão do Exército russo à Ucrânia, em fevereiro de 2022, o Comitê Olímpico Internacional tem imposto sanções ao esporte russo e belarusso. A organização recomendou às federações internacionais que proibissem todas as competições em território russo, bem como a presença de qualquer símbolo oficial da Rússia, como o hino e a bandeira.

Claro que monitoraremos coletivamente seu desempenho com muito cuidado para que ninguém tire vantagem dos atletas nesta situação”, disse Macron. 

Eu realmente quero que o mundo ouça a mensagem de paz e tolerância, mas ao mesmo tempo tenha clareza da nossa análise. Queremos que a Ucrânia, em última análise, restaure totalmente a sua soberania e integridade territorial”, completou. 





Source link

Leave a Comment