Mesa 24.0 lançado com mais rápido Radeon RADV Ray-Tracing & Driver PowerVR Vulkan


Mesa 24.0 lançado com mais rápido Radeon RADV Ray-Tracing & Driver PowerVR Vulkan. O Mesa 24.0 fez sua estreia muito pontual hoje como a atualização de recursos do Q1’2024 para este conjunto de drivers de aceleração de vídeo OpenGL, Vulkan, OpenCL e de código aberto mais notavelmente usados por sistemas Linux.

Do upstreaming do driver Imagination PowerVR Vulkan a muitas melhorias da Intel e AMD Radeon como sempre, o Mesa 24.0 é outra grande atualização que beneficia a maioria dos usuários de desktop Linux, desde aceleração de vídeo básica e 3D até os jogadores Intel e AMD Linux mais dedicados.

Eric Engestrom continua fazendo um trabalho maravilhoso gerenciando os lançamentos do Mesa e aderindo aos candidatos de lançamento semanal, enquanto hoje foi delicioso ver o mês terminar com o Mesa 24.0.0 já para sua estreia. O Mesa 24.0 traz o driver inicial Imagination PowerVR Vulkan visando a arquitetura Rogue.

Mesa 24.0 lançado com mais rápido Radeon RADV Ray-Tracing & Driver PowerVR Vulkan

Este driver Vulkan vai junto com o driver de kernel PowerVR DRM/KMS recentemente upstream para Linux que novamente está visando Rogue, mas com o tempo pode ver suporte gráfico PowerVR mais amplo. A Imagination não está desenvolvendo um driver OpenGL de código aberto para PowerVR, mas deixando-o para a implementação Zink OpenGL-on-Vulkan.

O Mesa 24.0 também traz muitas melhorias no driver Radeon Vulkan “RADV”, incluindo desempenho de ray-tracing mais rápido e suporte para várias novas extensões. Da mesma forma, o driver Intel ANV Vulkan também viu suporte para uma série de novas extensões Vulkan.

O driver NVK Vulkan adicionado no ano passado ao Mesa também continua a amadurecer bem, com melhor desempenho e extensões Vulkan adicionais sendo conectadas para este driver NVIDIA de código aberto. O compilador NAK escrito por Rust também faz parte do Mesa 24.0 para NVK.

O Mesa 24.0 também inclui mais trabalho no driver Asahi AGX Gallium3D para suportar extensões GL mais avançadas (incluindo suporte a OpenGL 3.3), o driver Microsoft D3D12 agora suporta OpenGL 4.6 e várias otimizações de desempenho por toda parte.

O anúncio do lançamento do Mesa 24.0 pode ser encontrado na lista de discussão. O lançamento oportuno do Mesa 24.0 significará que ele pode estar com segurança dentro do Ubuntu 24.04 LTS e outros próximos lançamentos de distribuição Linux. Enquanto isso, o Mesa 24.1 está em desenvolvimento desde o início deste mês como a atualização de recursos do Q2 para esses componentes de driver gráfico de espaço de usuário de código aberto.



Source link

Leave a Comment