Navegador Mozilla Firefox 125 entra na fase beta de testes com sugestão de colagem de URL e destaque de PDF


O navegador Mozilla Firefox 125 entra na fase beta de testes com sugestão de colagem de URL e destaque de PDF. Com o lançamento do Firefox 124, a Mozilla promoveu o próximo lançamento do Firefox 125 para o canal beta de testes públicos. Então, vamos dar a primeira olhada nos novos recursos e melhorias que devem fazer parte da próxima versão do navegador.

Um dos recursos mais inovadores que se destaca na iminente versão 125 do Firefox é a funcionalidade de Sugestão de Colagem de URL. Esta ferramenta oferece aos usuários um método prático para acessar instantaneamente URLs copiadas para a área de transferência do sistema

“Quando a área de transferência contém uma URL e a barra de URL é focalizada, um resultado de preenchimento automático aparece automaticamente. Ativar a sugestão da área de transferência irá navegar o usuário para a URL com 1 clique”, explica a Mozilla nas notas de versão.

O Mozilla Firefox 125 está se preparando para oferecer novas funcionalidades aos seus usuários. Entre elas, está o suporte aprimorado para realçar textos em documentos PDF, que será disponibilizado de forma progressiva.

Além disso, a nova versão trará uma opção que facilitará a ativação do recurso de Descoberta Automática de Proxy da Web (Web Proxy Auto-Discovery – WPAD), permitindo que os usuários configurem o navegador para utilizar o proxy do sistema com mais facilidade.

Outra novidade significativa é o reforço na segurança dos downloads, com a implementação de uma proteção ampliada que visa impedir proativamente os downloads originados de URLs potencialmente não seguras.

Navegador Mozilla Firefox 125 entra na fase beta de testes com sugestão de colagem de URL e destaque de PDF

Para aqueles que utilizam extensões de contêineres de abas específicas, o Firefox 125 traz a novidade de permitir buscas na barra de endereços por abas abertas em distintos contêineres. Já para os usuários residentes nos Estados Unidos e no Canadá, a nova atualização do navegador introduzirá um recurso que sugere o armazenamento de endereços ao submeter formulários, simplificando o preenchimento de informações em usos futuros2.

Além disso, o Firefox 125 promete uma melhor navegação pelo teclado das configurações do Firefox, permitindo que os usuários alcancem a primeira opção em um grupo de botões de opção onde nenhuma opção é selecionada com a tecla Tab em vez de alcançar todas as opções, bem como navegar entre as opções com as teclas de seta quando houver uma opção selecionada.

Para usuários do Android, o Firefox 125 não incluirá mais a variante e a extensão do BCP47 no cabeçalho Accept-Language das solicitações HTTP, o que se traduz em melhor interoperabilidade com outros navegadores da web.

Para desenvolvedores web, o Firefox 125 procura habilitar a multimemória WebAssembly por padrão para uma interoperação mais eficiente entre módulos wasm e melhores polyfills para os próximos padrões wasm, como o modelo de componente, suporte para segmentação de texto Unicode para JavaScript, bem como suporte para as palavras-chave content-box e stroke-box da propriedade CSS transform-box.

Mais novidades

Além disso, ele atualiza a propriedade para trabalhar em um layout de bloco para permitir o alinhamento da direção do bloco sem usar um contêiner flex ou grid, remove o método em favor do método mais amplamente implementado e melhora o suporte para o atributo global.align-contentSVGAElement.textSVGAElement.textContentpopover

Claro, os tão esperados recursos Cookie Banner Blocker e Quick Actions in Address Bar estão mais uma vez disponíveis no Firefox 125 beta, mas ainda não há informações sobre sua disponibilidade na versão final. Dedos cruzados!

A Mozilla planeja lançar o Firefox 125 em 16 de abril de 2024. Até lá, você pode baixar e testar a versão beta mais recente do Firefox 125 baixando o binário tarball do site oficial ou o pacote DEB oficial para sistemas Ubuntu ou Debian do servidor de download da Mozilla.



Source link

Leave a Comment