[ad_1]
Também chamado de webinário, webinar é um seminário online, normalmente transmitido ao vivo em plataformas de vídeo.. A palavra é a abreviação de “web based seminar” — “seminário feito na internet”, em tradução livre —, e pode incluir palestras, apresentações, workshops e painéis com convidados.
Esse é um formato de conteúdo educativo muito popular no ensino online e que ganhou força na comunicação remota durante a pandemia de covid-19. Mesmo após esse período, os seminários ainda são uma alternativa para alcançar um público maior e abordar um tema específico durante um curso ou uma série de aulas.
Qual a diferença entre webinar e live?
O webinar é uma forma de transmissão ao vivo, mas tem características próprias. Os seminários têm função educativa, focam em assuntos específicos e são divididos na estrutura de uma aula: é comum que os profissionais façam uma apresentação principal e depois abram a conversa para perguntas, respostas e comentários da audiência.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
As lives não necessariamente seguem a estrutura educacional — em alguns casos, a pessoa pode iniciar uma transmissão somente para responder a perguntas da audiência, mesmo sem aprofundar em um único tema. Ou seja: todo webinar é uma live, mas nem toda live é um webinar.
Como fazer um webinar?
Criar um seminário digital é muito simples: você precisa apenas de câmera, microfone e alguma plataforma de transmissão ao vivo. É recomendável escolher aplicativos que permitem comentários e interação da audiência, como YouTube, Google Meet, Zoom e LinkedIn.
No caso do Meet e do Zoom, por exemplo, você pode dar mais exclusividade ao público que deseja assistir ao conteúdo com transmissões exclusivas. Algumas dessas opções permitem compartilhar a tela enquanto fala, mas em outros casos é necessário instalar um aplicativo de streaming para facilitar a transmissão, como o OBS Studio.
Com toda a configuração pronta, o roteiro da palestra pode variar, mas o ideal montar uma apresentação sobre o tema, abrir espaço para perguntas e, se possível chamar convidados especialistas. No final da transmissão, você ainda pode salvar o vídeo e disponibilizá-lo para reprodução futura, ideal para quem não conseguiu acompanhar tudo ao vivo.
Caso você procure por uma opção de aprendizado online com atividades práticas e que não envolva apenas uma palestra, pode conferir o que é um workshop.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Os 10 maiores destaques da paleontologia em 2023
- 100 jogos mais vendidos do Steam em 2023
- Novo Volkswagen Golf 2024 perderá câmbio manual e terá grade iluminada
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Os 10 melhores filmes da Netflix em 2023
- 4 incríveis casos de uso do Wi-Fi 7
[ad_2]
Source link