O que é um webinar?


Também chamado de webinário, webinar é um seminário online, normalmente transmitido ao vivo em plataformas de vídeo.. A palavra é a abreviação de “web based seminar” ­— “seminário feito na internet”, em tradução livre —, e pode incluir palestras, apresentações, workshops e painéis com convidados.

Esse é um formato de conteúdo educativo muito popular no ensino online e que ganhou força na comunicação remota durante a pandemia de covid-19. Mesmo após esse período, os seminários ainda são uma alternativa para alcançar um público maior e abordar um tema específico durante um curso ou uma série de aulas.

Qual a diferença entre webinar e live?

O webinar é uma forma de transmissão ao vivo, mas tem características próprias. Os seminários têm função educativa, focam em assuntos específicos e são divididos na estrutura de uma aula: é comum que os profissionais façam uma apresentação principal e depois abram a conversa para perguntas, respostas e comentários da audiência. 


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

As lives não necessariamente seguem a estrutura educacional — em alguns casos, a pessoa pode iniciar uma transmissão somente para responder a perguntas da audiência, mesmo sem aprofundar em um único tema. Ou seja: todo webinar é uma live, mas nem toda live é um webinar.

Webinars podem ser transmitidos em videoconferências (Imagem: DC Studio/Freepik)

Como fazer um webinar?

Criar um seminário digital é muito simples: você precisa apenas de câmera, microfone e alguma plataforma de transmissão ao vivo. É recomendável escolher aplicativos que permitem comentários e interação da audiência, como YouTube, Google Meet, Zoom e LinkedIn.

No caso do Meet e do Zoom, por exemplo, você pode dar mais exclusividade ao público que deseja assistir ao conteúdo com transmissões exclusivas. Algumas dessas opções permitem compartilhar a tela enquanto fala, mas em outros casos é necessário instalar um aplicativo de streaming para facilitar a transmissão, como o OBS Studio.

Com toda a configuração pronta, o roteiro da palestra pode variar, mas o ideal montar uma apresentação sobre o tema, abrir espaço para perguntas e, se possível chamar convidados especialistas. No final da transmissão, você ainda pode salvar o vídeo e disponibilizá-lo para reprodução futura, ideal para quem não conseguiu acompanhar tudo ao vivo.

Caso você procure por uma opção de aprendizado online com atividades práticas e que não envolva apenas uma palestra, pode conferir o que é um workshop.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:



Source link

Leave a Comment