openSUSE Tumbleweed lança atualizações, mas segue sem Wayland


openSUSE Tumbleweed começou a semana com movimentações nos repositórios. Inicialmente a versão rolling release do openSUSE deu sinais que o Wayland iria chegar, mas não aconteceu. No entanto, a distribuição segue com uma mudança no ambiente KDE, que agora irá mudar da versão 5 para 6. Neste momento o KDE Plasma 6.0 segue com foco me testes. Se você novo, talvez queira ler mais sobre as diferenças entre openSUSE Tumbleweed vs openSUSE LEAP.

Inclusive, há relatos que todos os bugs ou sua maioria estão sendo corrigidos em tempo hábil, o que mostra que o KDE segue forte após alguns períodos em que alguns erros demoravam mais para serem identificados e corrigidos.

Fabio Vogt, disse em nota que por enquanto o Wayland não será o padrão do openSUSE, mas que há planos de adotá-lo. No entanto, não forneceu maiores detalhes ou prazo, afinal todos queremos saber quando que o openSUSE vai adotar o Wayland.

Na lista pública onde é comentado sobre a mudança e os teste para o Plasma 6, alguns profissionais estão preocupados coms os padrões de cores sRGB. Porém, ao que comentam por lá, parece que o novo pacote do KDE Plasma 6 que ainda está sendo portado para o Tumbleweed, no momento segue no repositório Factory do openSUSE, estava exibindo cores diferentes, o que prejudica o trabalho de profissionais da fotografia.

Ainda sobre cores, é importante lembrar que no KDE Plasma 5 e 6 é possível especificar um perfil icc por tela, o que é muito útil para quem trabalha com várias telas e precisa tratar imagens. Dito isso, lembre-se que quanto mais alto o espaço de cores, mais poder de processamento gráfico você terá.

Krita, Blender, GIMP costumam desenhar suas próprias cores, mas estes aplicativos não estão citados nos logs de mudanças do KDE Plasma 6.1, que tem data prevista para junho de 2024.

openSUSE Leap 15.6 está disponível para testes beta com o GNOME 45

Além desta questão, há quem reportou que está utilizando o Wayland com KDE Plasma 5, e tem enfrentado problemas como encerramento abrupta de sessão. O problema foi reportado por um usuário do openSUSE Tumbleweed. Assim, entendemos que enquanto a equipe do openSUSE Tumbleweed não oficializar o suporte ao Wayland, os usuários que precisam de estabilidade, não devem se aventurar com o Wayland e acabar causando uma instabilidade no sistema.

Há também que reportou que alguns aplicativos que precisam funcionar bem em paralelo com área de transferência e, por enquanto, no openSUSE o único servidor que anda estável é o bom e velho X11. Seguindo com outros problemas, as teclas personalizadas também estão parando de funcionar para quem está forçando a amizade com o Wayland sem a benção do openSUSE.

Para aqueles que querem testar, já podem executar o zypper e atualizar o openSUSE Tumbleweed. Mas, esteja atento a todas as informações acima e não force uma amizade com o Wayland, ao mesmo por enquanto.



Source link

Leave a Comment