Quarteto Fantástico | Nova ameaça tem inteligência desafiadora para Reed


Mesmo quem não conhece o Quarteto Fantástico sabe que Reed Richards, o Senhor Fantástico, é uma das mentes mais inteligentes do Universo Marvel — talvez seja o cérebro mais brilhante da Casa das Ideias. Nessas décadas todas, o único capaz de rivalizar com Reed foi Victor Von Doom, mais conhecido como Doutor Destino. Mas a Marvel Comics acaba de introduzir um novo vilão que promete ser um grande desafio para o herói de QI avantajado.

Atenção para spoilers de Fantastic Four #15!

Em Fantastic Four #15, lançado recentemente, a trama introduz o conceito de Metamind (ou “Metamente”, em tradução livre), uma ameaça, que, na verdade, começou com uma experiência de cientistas sobre inteligência coletiva: “o que aconteceria se os humanos se comunicassem como neurônios para um cérebro gigante, que combinaria todas suas experiências e intelecto?”

Continua após a publicidade

O resultado é o aplicativo chamado Metamind, que concretiza a descrição, transformando os humanos em neurônios em uma grande rede mundial. O problema é que o app ganha consciência, criando uma autoconsciência própria, mesmo sendo alimentado por bilhões de pessoas com características individuais.

E essa nova criatura trava uma batalha contra o Quarteto Fantástico.

Semelhante aos Kree

Continua após a publicidade

A Metamind lembra bastante a Inteligência Suprema dos Kree, que consegue viabilizar quase tudo o que a comunidade pensa. Contudo, os alienígenas possuem seus próprios meios de governar dessa forma, com diretrizes e contrapartidas; nada é feito sem a aprovação geral, e, caso aja de forma autônoma, a Inteligência Suprema dos Kree fica sujeita a consequências.

Já a Metamind não tem essas barreiras éticas, morais ou legais, o que a torna extremamente mais perigosa, ainda mais se ela conseguir agir na surdina — basta qualquer um ao redor do mundo portar o app e ter um celular na mão para ser manipulado pela nova ameaça.

No final da edição, Reed consegue compreender a estrutura da Metamind e vencê-la, mas a trama não deixa muito claro se ela se foi para sempre. Pelo contrário, embora o dia tenha sido salvo, houve uma vitória parcial da vilã, que parece apenas ficar inativa para retornar em uma outra oportunidade.



Source link

Leave a Comment