X1004 Dual 2280 NVMe SSD para Raspberry Pi 5: mais 8 TB de armazenamento


Você sabia que o Raspberry Pi 5 pode usar dois SSDs NVMe ao mesmo tempo? Isso mesmo, graças a um novo HAT chamado X1004 Dual 2280 NVMe SSD Shield, desenvolvido pela Geekworm, você pode conectar dois SSDs NVMe de até 4 TB cada um ao seu Pi 5 e ter até 8 TB de armazenamento extra.

O X1004 HAT se encaixa na parte inferior do Pi 5 e usa um cabo flexível para se conectar à porta PCIe 3.0 do Pi. Ele suporta SSDs NVMe de tamanho completo, de 2230 a 2280, e tem vários LEDs que indicam o status e o consumo de energia dos drives. Ele também é compatível com o cooler ativo oficial do Pi 5 e pode atingir velocidades de transferência de até 8 Gbps.

No entanto, há algumas limitações que você deve saber antes de comprar esse HAT. Primeiro, ele não oferece suporte para inicialização a partir dos SSDs, ou seja, você ainda precisa de um cartão micro SD para carregar o sistema operacional. Isso pode mudar no futuro, mas por enquanto é uma restrição do firmware atual. Segundo, ele só pode fornecer 3,5 A para cada drive, o que pode ser insuficiente para alguns modelos de SSDs.

Se você ficou interessado nesse HAT, pode encontrá-lo na página oficial do produto compartilhada com o AliExpress pela Geekworm. Ele custa $42,99 com opções de pacote que incluem uma fonte de alimentação e um cooler por um preço um pouco mais alto de $59,99.

O Raspberry Pi 5 é uma placa incrível que oferece muitas possibilidades para os entusiastas de tecnologia. Com o X1004 HAT, você pode expandir ainda mais o seu potencial e ter muito mais espaço para armazenar seus arquivos, projetos e programas. Se você quer saber mais sobre o Raspberry Pi 5 e como usá-lo com SSDs NVMe, confira os artigos do Tom’s Hardware sobre o assunto.



Source link

Leave a Comment