CES 2024 | Linha TCL 50 chega com foco no baixo custo e telas NXTPAPER


Participando da CES, a TCL anunciou nesta segunda-feira (8) a família TCL 50, nova linah de smartphones da gigante para 2024 composta a princípio de sete aparelhos. Poucos detalhes técnicos dos dispositivos foram divulgados, mas os lançamentos parecem manter o foco no baixo custo, enquanto tentam chamar atenção por aspectos encorpados como a presença de som estéreo, baterias de grande capacidade e o uso da tela NXTPAPER em mais modelos.

Quinta geração dos smartphones da marca, a família TCL 50 segue em sua maior parte o design adotado na geração anterior, com laterais retas, painéis frontal e traseiro planos, e área pintada em preto onde são abrigados os módulos de câmeras, agora compostos de dois círculos. A exceção vai para os dois modelos mais avançados, que apostam em um único grande círculo, similar ao que está sendo visto em celulares concorrentes como o Realme 11x 5G.

Detalhes completos das fichas técnicas não foram revelados — a TCL deve reservar aspectos como processamento e capacidades de câmera para o momento em que os aparelhos chegarem às lojas. Ainda assim, alguns dos pontos fortes foram anunciados, começando pelo TCL 50 XL NXTPAPER 5G e o TCL 50 XE NXTPAPER 5G que, como o nome sugerem, têm a tela NXTPAPER como principal diferencial.

Continua após a publicidade

Os dois telefones adotam a terceira geração da tecnologia, que estaria mais brilhante e ofereceria uma experiência de visualização mais próxima à de um painel LCD tradicional, mas mantendo suas características únicas, incluindo a redução dos reflexos e o menor incômodo para a visão. Fora isso, foi confirmado o uso de um sistema de som estéreo, aspecto nem sempre garantido em smartphones mais acessíveis.

A marca também enfatizou os modelos TCL 50 XL 5G e TCL 50 XE 5G, que parecem ser idênticos às versões NXTPAPER, mas adotando telas tradicionais. Maior dos dois modelos, o 50 XL terá um display de 6,8 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Também estarão presentes 8 GB de RAM, tecnologia NXTURBO, que promete 30% mais suavidade na navegação com consumo reduzido de energia, e bateria generosa de 5.010 mAh.

Já o 50 XE é mais compacto ao apostar em uma tela de 6,6 polegadas com resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, enquanto os 8 GB de RAM, a tecnologia NXTURBO e a bateria de 5.010 mAh são mantidos — a TCL destaca que o modelo menor foi “feito para uso estendido e performance eficiente”. O processamento não foi confirmado, mas é de se esperar que alguns dos chips mais recentes de MediaTek e Qualcomm serão usados, considerando o suporte ao 5G.

Continua após a publicidade

Por sua vez, o TCL 50 LE lembra o “irmão” XE, mas com cortes drásticos em alguns pontos. A tela possui o mesmo painel de 6,6 polegadas com resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, mas há apenas 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, quantias bastante limitadas para a atualidade, que devem ser compensadas pelo preço. A câmera principal traz apenas 13 MP, e a tecnologia NXTURBO está presente, com a bateria embarcando 4.000 mAh.

Curiosamente, a TCL não descreveu o que seria oferecido com o 50 SE, mas é de se esperar que o dispositivo seja o mais básico da família ao observarmos a ficha técnica da geração anterior. Além disso, junto ao 50 LE, é provável que o modelo seja limitado ao 4G, especialmente levando em conta a ausência do termo 5G no nome.

O único detalhe de disponibilidade da linha 50 confirmado pela TCL é a chegada aos EUA — nenhum dos modelos das gerações anteriores havia sido lançado no país. Preços e data para início das vendas seguem um mistério, mas novidades devem ser divulgadas no decorrer da CES. Também podemos esperar que ao menos alguns dos aparelhos sejam trazidos ao Brasil.



Source link

Leave a Comment