Clonezilla Live 3.1.2 vem com Linux 6.6 LTS e Memtest86+ 7.00


Para quem busca uma distribuição robusta para manutenção e recuperação de sistemas por meio de clonagem de disco, acaba de chegar uma excelente opção. Steven Shiau anunciou o lançamento e disponibilidade do Clonezilla Live 3.1.2 como a mais recente versão estável deste poderoso sistema live baseado em Debian para clonagem de disco e geração de imagens baseado no software Clonezilla.

O Clonezilla Live 3.1.2 está aqui quase três meses após o Clonezilla Live 3.1.1 e atualiza o kernel do Linux 6.5, que chegou ao fim da vida útil em novembro de 2023, para a série de kernel Linux 6.6 LTS suportada a longo prazo. Esta versão é fornecida com o kernel Linux 6.6.11 por padrão para fornecer suporte para hardware mais recente.

Além de atualizar o kernel, os devs também atualizaram o sistema operacional GNU/Linux subjacente, que agora é baseado no repositório Debian Sid a partir de 16 de janeiro de 2024. Além disso, eles adicionaram um novo mecanismo para carregar Unifont para resolver um problema ao carregar fontes.

“Um mecanismo melhor aprendido com o Debian mais recente para carregar o Unifont no Debian. Isso deve resolver o problema bloqueado pela diretiva de segurança do GRUB ao carregar fontes. Portanto, o fundo gráfico será mostrado no mecanismo de inicialização segura”, explicaram os devs.

O Clonezilla Live 3.1.2 também adiciona algumas melhorias, como mostrar a versão do Clonezilla Live no netboot do GRUB no cliente lite ou o modo Massive Deployment no menu de inicialização dos clientes netboot. Além disso, os arquivos netboot serão modificados somente quando a operação for interrompida se o cliente usar netboot.

Esta versão também vem com uma versão mais recente da ferramenta Ezio (2.0.8) para clonagem/implantação rápida de imagem de disco do servidor dentro da rede local baseada no protocolo BitTorrent, bem como um script ocs-ezio-leecher atualizado para usar o modo de saída simples Ezio quando o terminal é menor que 80×24.

Clonezilla Live 3.1.2 vem com Linux 6.6 LTS e Memtest86+ 7.00

Além disso, ele atualiza o script ocs-prep-cache para corrigir o nome de arquivo de teste errado, atualiza a tradução em húngaro e atualiza a ferramenta de teste de memória Memtest86+ para a versão 7.00.

Você pode baixar a versão mais recente do Clonezilla Live agora mesmo visitando o site oficial com todas as opções de imagem de disco/clonagem. Por favor, estude o site oficial do Clonezilla para ver quais sistemas de arquivos e funções são suportados.



Source link

Leave a Comment