Distribuição Nitrux 3.3 vem com kernel Linux 6.7


O desenvolvedor Uri Herrera anunciou a chegada da distribuiçao Linux imutável Nitrux versão 3.3 como o mais recente instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian, livre de sistemas e imutável construída em torno do ambiente de desktop KDE Plasma.

A maior mudança no Nitrux 3.3 é que ele vem com o mais recente e melhor kernel Linux 6.7 por padrão. O novo kernel também garante suporte de hardware de alto nível no Nitrux.

O mais recente kernel Linux 6.7.3 (publicado em 1º de fevereiro de 2024) está incluído em um sabor Liquorix para uma capacidade de resposta descompromissada em sistemas interativos, reduzindo desvios de tempo de quadro em jogos e permitindo baixa latência na produção de áudio/vídeo.

Como o Projeto KDE está trabalhando duro no KDE Plasma 6, KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02, eles não lançaram novas atualizações de manutenção para os componentes atuais estáveis do KDE Plasma 5, KDE Frameworks 5 e KDE Gear 23.08.

Portanto, o Nitrux 3.3 continua a usar o KDE Plasma 5.27.10 LTS com o KDE Frameworks 5.114 e o KDE Gear 23.08.4 para uma experiência de desktop estável além de uma sessão Wayland habilitada por padrão nesta versão. Para o Wayland, esta versão adiciona o kdotool, um clone do KDE Wayland, que usa a API de script do KWin para controlar janelas.xdotool.

Distribuição Nitrux 3.3 vem com kernel Linux 6.7

Além de enviar com alguns dos aplicativos e drivers mais recentes, o Nitrux 3.3 também apresenta uma versão mais recente de seu Nitrux Update Tool System (NUTS) interno que traz um novo mecanismo de atualização, mensagens de status aprimoradas, um spinner animado e informações de tempo de execução para tarefas de longa execução e a capacidade de exibir uma mensagem quando não há atualizações aplicáveis para o utilitário.

Nitrux 3.3 está disponível para download agora mesmo no site oficial. No entanto, este novo instantâneo ISO do Nitrux está aqui apenas para novas instalações, pois os usuários existentes devem atualizar seus sistemas usando o utilitário Nitrux Upgrade.



Source link

Leave a Comment